Serviços

No Omnialab primamos pelo rigor e profissionalismo, os quais são pontos fulcrais baseados na excelência dos nossos profissionais e na constante inovação tecnológica e formativa.

No nosso laboratório dispomos de um atendimento de excelência onde poderá efetuar as análises de rotina e análises nas áreas de hematologia, bioquímica, microbiologia, imunologia, alergologia, endocrinologia. Realizamos também, testes específicos, no âmbito da biologia molecular e genética. Neste contexto, recebemos amostras de diferentes tecidos, tais como citologias, biopsias e punções, para exames de anatomia patológica.

A realização de Testes à Covid-19 é uma das nossas mais recentes práticas, sendo que nesta vertente disponibilizamos os testes: Teste RT-PCR-SARS-COV-2, Teste Rápido Antigénio e Teste Imunológico.

Urgências

Dispomos de um serviço de colheitas e análises de urgência. Basta entrar em contacto com o nosso laboratório central e agendar a data e hora mais conveniente para si.

Domicílios

O serviço de análises ao domicílio, o qual se realiza através de uma marcação previa. Este é um serviço muito útil quando se tratam de casos de pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas acamadas.

Medicina do trabalho

No contexto empresarial disponibilizamos o serviço de Medicina no Trabalho, o qual surge para responder às necessidades das empresas locais e não locais. Este serviço pode ser prestado na empresa ou qualquer um dos nossos postos de colheita.

Testes COVID-19

Teste Rápido Antigénio

O Teste Rápido Antigénio ou de proximidade é realizado com uma zaragatoa, por meio da colheita de amostras nasofaríngeas, as quais permitem a obtenção dos resultados num curto espaço de tempo.

Os Testes disponibilizados pelo Omnialab correspondem aos padrões de desempenho nacionais, com uma especificidade de 100% e sensibilidade equiparada a 96%.

Teste RT-PCR-SARS-COV-2

Este é o teste de referência para o rastreio da COVID-19. A colheita é realizada, por meio de uma zaragatoa nasofaríngea e testado por meio de deteção molecular PCR, em tempo real.

Teste Imunológico

O Teste Imunológico é um teste com colheita sanguínea, realizado posteriormente em amostra de soro.

Este permite saber se esteve exposto ao SARS-CoV2, avaliando os anticorpos específicos para a COVID-19, nomeadamente: IgG e IgM.

Estes anticorpos são frequentemente detetáveis entre a 1ª a 3ª semana, posteriormente com o contacto viral. Aqui ocorre um aumento substancial dos níveis de anticorpos nas primeiras semanas.

A deteção destes anticorpos é de grande relevância, dado que os mesmos possibilitam o estudo da prevalência da doença na população. Deste modo, é possível identificar se os indivíduos desenvolvem anticorpos.

Quando devem ser realizados os Testes Imunológicos?

– Utentes com um resultado negativo no Teste RT-PCR-SARS-COV-2 que apresentem uma alta suspeita clínica de COVID-19;
– Utentes que não apresentem sintomas (assintomáticos) que detenham a possibilidade de ter estado ou não, em contacto com pessoas infetadas.
– Estudos de epidemiologia.
– Utentes com um padrão sugestivo de Covid-19 que não tenham sido submetidos ao teste de referência.

Para a realização dos Testes à Covid-19 é necessária a marcação prévia.

Urgências

Hover Box Element

Urgências

Domicílios

Hover Box Element

Medicina do Trabalho

Hover Box Element